Hablemos en español
Tempos atrás, tive a oportunidade de viajar pelos países vizinhos ao nosso maravilhoso Brasilzão e surgiu um pensamento. Somos basicamente o único país na América Latina que não fala espanhol. Muitas empresas usam o Brasil como sede para operações LATAM, e não falar espanhol, de fato, é bastante prejudicial para nós, tanto profissional quanto pessoalmente para viajar e conhecer pessoas.
Então, seguindo meu roteiro de autoaprendizagem em inglês, vamos ver como dominar o espanhol!
Diferente do que fizemos em inglês, a parte do vocabulário em espanhol pode ser um pouco mais resumida, até porque conseguimos entender muitas coisas. Claro, existem alguns 'false friends' ou falsos cognatos (que parecem ser uma coisa, mas não são) e algumas palavras totalmente diferentes, mas é bem possível ler uma frase e entendê-la, perdendo tempo apenas para traduzir uma ou outra palavra.
Com isso, começaremos de fato na parte 3 da jornada do guerreiro, 'Já consigo ler textos simples em espanhol'. Assim, podemos mergulhar no método imersivo e aproveitar que a Netflix está cheia de conteúdo original em espanhol, assistindo naturalmente com legendas em espanhol (original, para captar exatamente o que está sendo dito; não mude a língua original para o espanhol, já que as dublagens costumam alterar várias falas) e, de fato, começar a treinar o ouvido e a leitura, marcando as palavras incomuns ou que não fazem muito sentido no contexto observado.
Lembre-se que, apesar de semelhante, a gramática do espanhol tem diferenças significativas, incluindo alguns tempos verbais, conjunções, formação de perguntas, pronomes e uso de gerúndio. Portanto, dedicar um tempo para estudar isso é essencial, mas não precisa ser algo muito extenso, já que é mais simples que o nosso PT-BR.
Um site simples e direto que encontrei e estou utilizando para a parte gramatical.
Para a conversação, um simples uso do Duolingo já atende 100% à necessidade de construir frases, ler mais, ouvir e falar. Como a maneira de falar é também mais similar, não há tanta dificuldade para alcançar uma pronúncia correta, mas sempre há o desafio da conversação. Nesse caso, se você não conhece nenhum amigo fluente ou nativo, a melhor opção (inclusive para obter correções e aprender mais) é usar sites ou apps de professores particulares, onde você pode conversar, receber correções imediatas e aprender mais.
Bem é isso, bora hablar!