Let's speak English
Isso ia ser um artigo mas como a jornada de self-taught é grande e os recursos são vários, então aqui deixo meu caminho e o que usei para chegar nesse estado bilíngue(eu acho).
Assim como em qualquer outro curso da minha vida, já gastei dinheiro com inglês e me arrependi profundamente. Aqui vai ser só mais um textinho de como aprender sozinho, nada é regra, nada é melhor ou pior, esse só foi o meu caminho e o que se aplicou melhor para mim, use os recursos do jeito que quiser.
Segue a lista de recursos que eu já utilizei/utilizo, para você que não quer perder tempo lendo o “path do guerreiro solitário”.
Aulas e sites com vários conteúdos
Gramática
Ler e ouvir
- Listen a minute
- LyricsTraining
- podcastsinenglish
- Breaking News English
- News in Levels
- Videos in Levels
- Robinson Crusoe
- The Little Prince
- Jokes in Levels
- Culips (na boa, esse é muito bom)
1- Não sei exatamente nada em inglês
Hoje em dia é meio difícil não saber nada né, mas julgando que você é um iniciante absoluto o mais importante agora é fazer um de/para das palavras. A galera fala que isso é ruim (e é), mas como você tá começando do zero é bom já tentar entender algumas coisas por mais besta que seja tipo: flor é flower, casa é house, carro é car e etc…
Para isso, pense nas palavras que você mais usa no cotidiano, joga no google translate e usa nosso amigão anki (ou qualquer outro app de flash cards) para criar sua primeira coleção de flash cards (caso não conheça como funciona o esquema de flash cards).
2- Já sei várias palavras em inglês
Agora que você já conhece e tem um mini vocabulário é hora de dar sentido nele estudando gramática básica, foque nos três tempos: presente, passado e futuro (“simple” e “continuous”).
Entendendo os tempos verbais já vai te dar o poder de criar uma nova coleção para seus cards (já que decorar palavra por palavra não faz sentido nenhum), essa nova coleção vai ser de frases, então coloque frases prontas de tudo que imaginar, perguntas, respostas e etc. Tipo:
"How are you?" - "Como você está?"
"I know what you did last summer" - "Eu sei o que você fez no verão passado"
3- Já consigo ler textos simples em inglês
Provavelmente você já consegue ler bastante coisa e as coisas que passam em branco já dão para sacar pelo contexto ou vai no translate e já adiciona no seus cards, nesse ponto você já consegue inserir inglês na sua vida, consumindo conteúdo em inglês.
Para séries e filmes, sempre em inglês com legendas em inglês (pegue coisas em inglês nativo, pois terão legendas com descrições do que tá rolando, coisas que foram dubladas em inglês, muito provavelmente a legenda vai ser diferente do áudio), essa de ouvir em BR ou ler em BR com o resto em inglês é super furada.
Nessa etapa já tá mais que na hora de saber outras coisinhas simples como: verb to be, ordinal numbers, superlatives, comparatives, phrasal verbs e etc.
4- Já leio, ouço e entendo tudo em inglês
Agora chegou a parte hard de estudar mais gramática e adicionar outros nichos de situações/conhecimentos além do seu objetivo com inglês (tipo, comecei estudar para viajar e conversar coisas do cotidiano, mas agora vou entrar em um vocabulário mais específico de trabalho, etc).
Você percebeu que em nenhum momento coloquei aqui sobre escrever ou falar, pois isso de longe é a parte mais difícil de ser um self-taught para outra língua, pois você não tem quem te corrigir (talvez). Escrever é mais fácil pois a internet está aí (fóruns, mídias sociais, jogos, etc), mas conversar é bem complicado.
Como praticar conversação:
1- Conhecidos gringos (porque gringo? E não o parça/mina lá que é fluente em inglês? Simples, não vai rolar kkkkkkkkk. Muito provavelmente vocês já tem todo um estilo de conversa e não vão conseguir se expressar da mesma maneira em inglês, fazendo com que essa idéia não vá para frente, lógico que para você talvez dê certo e aí, esqueça o que falei, mas no geral é melhor utilizar essa pessoa para corrigir pronúncia e responder dúvidas).
2- Apps de troca de conhecimento (é muito legal esses Apps e são uma ótima ideia, porém a realidade é cruel. Nenhum gringo quer aprender BR, os poucos loucos que aparecem, já tem milhares de outros BR puxando assunto (tipo moleques chamando mulheres no Tinder ou pessoas de RH chamando devs no LinkedIn), também conversar com um gringo que não fala inglês nativo, é uma coisa perigosa porque o inglês dele as vezes é bem pior que o seu…).
3- Pagar um professor só para isso (pois é, vai gastar, porém não tem erro. Sites como italki são excelentes pois você pode conversar com N professores diferentes sem compromisso, aí dá para aprender muita coisa nova e treinar diferentes sotaques).
4- Shadow, a versão gratuita e direta. Repita tudo que ouvir, leia em voz alta e sucesso.
* Tem uma galera chata que vai sempre querer te corrigir em tudo em pronúncia (às vezes a pessoa nem inglês fala) mas pode ficar de boa, no final do dia cada um tem seu estilo, desenvolva o seu e treine espelhado em alguém que fale bem. Além de pronúncia, criar o SEU vocabulário é muito importante, dá para falar a mesma coisa de várias formas diferente, pessoas que querem defender que tal jeito é mais correto, ignore, além do mais somos engenheiros de software, o CERTO é bem difícil definir né.
Bem, é isso que consegui pensar e espero com sucesso ter transmitido para você. Inglês de longe é uma skill mais que necessária no mundo da TI, minha lista de recursos e aprendizagem só tem coisa em inglês basicamente, então corre atrás, pois o nível de conteúdo em inglês é bem superior na grande maioria das áreas e tudo sempre chega em inglês primeiro. Bons estudos.