[Carreira] Como dar aquele passo a mais como Dev
A vida de desenvolvedor é complicada, coisa pra caramba que você precisa estudar para dar aquele ponta pé inicial, os legados monstrão e etc.
Problemas já conhecidos como a "síndrome do impostor" nos deixam bolados porque desenvolvimento é INFINITO. Diferente de outras profissões que quanto mais tempo mais agrega valor ao profissional, hoje um desenvolvedor com pouca experiência consegue se comparar com um que esta muito tempo no mercado pois tecnologias, serviços e metodologias mudam constantemente.
Sabendo de tudo isso, como eu dou aquele passo a mais na minha carreira? Como realmente oferecer mais, se tornar um melhor profissional e ter um pouco de conforto com toda essa pressão psicológica?
A listinha agora pode ter umas coisas meio clichê que geral escreve sobre, mas eu vou tentar colocar em uma perspectiva diferente.
1. Foco
Eu acho que essa de longe é a mais importante de todas, é uma das coisas que me arrependo de não ter feito quando comecei. Mesmo com as empresas pedindo uma lista insana de requisitos onde as pessoas fingem que sabem e as empresas fingem que acreditam, todo mundo sabe que é impossível saber tudo e ainda ter o mínimo de proficiência nas coisas. No mundo de hoje querendo ou não temos que confiar nos profissionais em cada área de atuação e você tendo um foco bem específico (especialista) é de longe o que trás mais valor para você e seu trabalho.
2. Olhe para os lados
Sendo totalmente controverso, aprenda outras coisas. Como qualquer outra profissão você TEM que saber o que seu produto/empresa é como um todo, bem como as matérias que eles utilizam (outras tecnologias), seu ambiente (infra) e profissionais (seus amiguinhos de time). Não precisa se aprofundar, mas conheça. Se você é back-end, saiba fazer uma telinha bonitinha, se você é front, entenda como que seu site esta sendo distribuído mundo a fora, busque saber sobre conceitos de agilidade, arquitetura e o propósito do negócio da sua empresa.
3. Aprenda outra linguagem
Isso mesmo mano, sendo mais controverso ainda, aprenda outra linguagem de programação, até porque ela é só mais um meio de resolver os problemas do cotidiano e como TUDO na vida, nenhuma é perfeita e se existem tantas é porque cada uma é melhor para resolver algo específico, uma das melhores coisas que você vai ver aprendendo outra linguagem de programação são as comunidades incríveis, combinação de novos serviços e tecnologias e o mais sensacional de todos UM NOVO PARADIGMA (lógico que é no caso de pegar um diferente do que você já usa, super recomendo), novas arquiteturas e toda uma nova maneira de pensar como resolver as coisas.
4. Bora virar cientista
A última, mais chata de todas e a mais importante de todas. Sim, ciência da computação, conhecer ferramentas, construir coisinhas é super mega massa, mas lembre-se de uma coisa, antes de ser um desenvolvedor você é um programador (nem tem diferença, enfim) e sua principal função é resolver problemas de forma eficiente através de tecnologia. Saber como seu instrumento de trabalho funciona (o pc), alocação de memória, processamento, estrutura de dados, algoritmos, matemática (até porquê tudo se resume a isso no final do dia), etc. É um soco no estomago, sim. Mas é uma diferença MONSTRA saber o que é um Garbage Collector e como ele funciona e porque em tal situação vou usar uma Arvore Binária para persistir meus dados e saber como posso utilizar menos recursos da minha máquina.
Bem, por hoje é só. Queria deixar uma última observação para a galera mais novata que está sendo bombardeada de tecnologias e serviços hype. Não perca seu precioso tempo aprendendo implementações, conheça sobre a tecnologia, quais problemas ela veio para solucionar e descubra quais são os gaps que existem nela, analise tecnologias/serviços semelhantes e entenda o porquê de quando você vai escolher um ou outro e no dia que você ou seu time de fato ver a necessidade de tal tecnologia/serviço discuta pós e contras e aí sim bora ver como implementa essa bagaça.
Bônus
Se dê ao luxo de curtir a vida, vejo muita gente pirando em ideias de YouTube do tipo, pare de jogar seus joguinhos online, acorde 4 da manhã, coma um ovo cru, leia um livro por dia ou beba água com gengibre. Lembre-se de uma coisa, tudo em excesso faz mal, até dinheiro, "more money, more problem". Com isso faça sua rotininha de estudos, code bastante e reserve tempo para curtição.
Paz.