[Linux] Bora trocar de sistema operacional?

 Todos sabemos que o Linux traz diversas vantagens para quem está programando. Seu terminal, sistema open source e o fato de que a grande esmagadora parte dos servidores ser Linux é o que mais contribuí para isso (fora as libs, claro) e se você curte Python ou Ruby então o paraíso é bem maior…

Mas como fazer essa migração do Windows para o Linux? Diferente do pessoal que cria uma lista de “melhores distribuições para programar” e outras ideias, vou passar uma visão que na minha experiência que deixa o Linux bem mais confortável para usar, abrindo um leque bem grande de distros para testar e encontrar a que mais combina com você.

O Debian de longe é a distribuição mais estável que existe, mas não recomendo iniciar por ela, pois as coisas são bem atrasadas nele justamente pelo fato de serem implementadas apenas quando existe a “certeza” que tudo estará bem estável. Porém, é a partir do Debian que surge nossa lista (sem ele, claro).

Na minha experiência na utilização do Linux, distribuições baseadas no Debian são as que oferecem mais “facilidades” na migração do Windows para o Linux, pois grande parte dos programas existem para ambas plataformas, com instalações extremamente simples (clica em instalar e pronto).

Começando obviamente pelo Ubuntu, a distribuição mais famosa de todas, já vou deixar a lista ainda maior, pois existem muitas distribuições baseadas no Ubuntu que são excelentes.

Aqui está a lista de distribuições baseadas no Debian e Ubuntu, escolha uma que não esteja “abandonada” e seja feliz testando. Vai uma dica de umas bem legais dessa lista:

Ubuntu

Ubuntu, claro.

Elementary OS

Elementary OS, o famoso MAC gratuito.

Raspbian

Raspbian, sim, para seu raspberry!

Linux Mint

Linux Mint, de longe é o mais tranquilo para quem está com dificuldades de largar o Windows. Dá para deixa-lo literalmente idêntico.

Xubuntu

Lubuntu e Xubuntu são ótimas opções para reviver aquele notebook velho ou até um netbook para trabalhar em qualquer lugar.

Deepin

Deepin, um sistema maravilhosamente maravilhoso.

Caso não tenha gostado de nenhum desses ou de alguma outra distribuição baseada em Debian/Ubuntu, ir pelo caminho das distribuições baseadas no RPM e Fedora é uma boa opção para quem está começando.

Um excelente site para testar TODAS distribuições sem perder tempo instalando uma VM, é o DistroTest, nele você encontra todas distribuições para testar e ver qual melhor se adapta a você.

Uma dica extra, caso não queira largar o Windows para o trabalho, mas quer ter um terminal mais poderoso como o do Linux, uma solução é o Cmder, que permite rodar comandos Linux no Windows e muito mais, vale a pena ter instalado.


Abraços.