[Agilidade] Eae gente, bora para a review?

Dando continuidade ao nosso papo sobre a daily, hoje vamos falar de review. Uma cerimônia muito importante e que muitos times enxergam apenas como uma entrega do trabalho realizado durante a sprint. Enfim, não é chato quando você entra na review e cada desenvolvedor, um após o outro mostrando o que fez, sendo que geral já sabe (ou deveria saber, né), fazendo com que mais uma cerimônia fique com cara de report...

A partir do momento que o time possui um DoD definido e está de fato entregando um incremento potencialmente utilizável, muuuuuito provavelmente ele já vai ter passado pelo QA e ter sido homologado antes da review. Se ele está chegando na review sem ter passado por essas etapas, está na hora de repensar seu DoD urgentemente, mas isso é papo pra outra hora, estamos aqui na premissa que a entrega são itens prontos, para que a review não seja uma cerimônia onde vamos homologar todos os itens de uma vez novamente em grupo. Também não é o momento de entrega para o PO, porque ele já sabe (ou deveria saber, hehe) o que foi feito e muito possivelmente participou da homologação de cada item. Se tem algo que não está de acordo com o DoD, ele também deveria já estar alinhado (ou com seus débitos técnicos já criados). 

A review é o momento de colher feedback sobre o produto e o incremento entregue, além de analisar o backlog, com base no feedback recebido. Dando a oportunidade de realizar  uma repriorização do que está por vir nas próximas sprints e até dar uma ideia sobre o que deveria ser o objetivo da próxima. Para isso, é necessário contarmos com a presença dos stakeholders chave, que serão convidados a critério do PO. Se possível, trazer o cliente final, de fato o usuário do seu produto, até porque esse é o feedback que mais importa no final do dia.

Fazer uma apresentação do que era o objetivo da sprint, explicando se ele foi ou não atingido e do trabalho realizado, de forma consistente e representando esse objetivo, é algo importante. É o momento de se juntar com as pessoas que são críticas para o produto (um dos momentos, né...), mas que não estão presentes no dia-a-dia e repensar se o produto está no caminho certo e se os objetivos estão sendo alcançados. Vocês podem até discutir ROI, orçamento para o que está por vir, features, débito técnicos e etc. É isso aí, falou!